16/11/2011

Mulheres arrumando a mesa...


Conheça a disposição correta de cada item utilizado em refeições formais:
Pratos: prato principal, prato para entrada sobre ele, e pratinho de couvert em cima, à esquerda.
Facas: à direita com serras viradas para o prato. A sequência é faca maior (para carnes), colada no prato principal, seguida da faca de peixe. Caso haja necessidade, outra faca deve ser colocada. Esse talher deve sempre ser usado na mão direita.
Colheres: à direita (somente para a sopa), ao lado da faca.
Garfos: à esquerda do prato. A sequência é garfo maior (para carnes), colada no prato principal, seguido do garfo de peixe. Caso haja necessidade, outro garfo deve ser colocado. Esse talher pode ir à boca tanto pela mão esquerda quanto pela direita.
Talheres de sobremesa: devem ser colocados acima do prato. A sequência é uma faca (colada no prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita.
Copos: acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, de vinho tinto e de vinho branco, que deve ser a menor. Caso haja um espumante de sobremesa, a taça mais fininha, apropriada para a bebida, deve ser colocada entre a de água e a de vinho tinto.
Guardanapo de pano: ao lado direito.

A mesa deve comportar apenas três jogos de talheres. Se houver a necessidade de mais, serão colocados depois juntamente com o prato adequado. Quando terminar a refeição, a pessoa deve descansar os talheres paralelamente dentro do prato.
Por Juliana Falcão (MBPress)




Nenhum comentário: